segunda-feira, 23 de junho de 2014

RESGATE ATRAVÉS DA CRUZ



Pr. João Martins.    
      Resgate significa o valor pago para obter a libertação ou soltura de um cativo. Seu uso pode ser observado em Êxodo 21:30 e Provérbios 13:8. Jesus usou esta palavra para mostrar como o homem foi trazido de volta a Deus. 
     Ao corrigir os dois discípulos que pediram uma posição de destaque, Jesus disse a todos os discípulos que "qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos" (Mt 20:27-28; Mc 10:45). 

        Jesus esclarece o significado de resgate durante a Última Ceia. Referindo-se ao cálice, Jesus disse: "Isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão [perdão] dos pecados" (Mt 26:28; cf. Mc 14:24; Lc 22:20). A entrega de sua vida na cruz derramando o seu sangue, iria resgatar e resultar na remissão dos pecados de todos os que cumprissem os requisitos do arrependimento e da fé.

         Este conceito de resgate foi usado por Paulo quando escreveu que fomos "comprados por bom preço" (ICo 6:20; 7:23) e que "há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo" (I Tm 2:5-6). 

       Pedro escreveu aos cristãos exilados: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (I Pe 1:18-19).

Escrito por: Pr. João Martins Alves de Almeida. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis